A NEWSLETTER DO PETCOM-UFC: UMA FERRAMENTA DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Com o avanço da internet e o aumento circunstancial de plataformas de comunicação de massa, o correio eletrônico pode até soar como uma ferramenta de comunicação defasada. No entanto, o e-mail permanece sendo um instrumento bastante utilizado, sendo possível assumir novos significados em formatos bastante atuais (Ribeiro, 2017). Com tal avanço, houve também um crescente fluxo de informações desenfreadas, algo que culminou em plataformas capazes de filtrar tais informações, como é o caso do newsletter, instrumento que pessoas assinam e recebem materiais seletivos sobre determinados assuntos (Canavilhas, 2014). Refletindo sobre o tema, o Projeto de Comunicação Tutorial dos Cursos de Comunicação (PETCom) da UFC arquitetou um newsletter focado para o público de comunicação social, contendo artigos, podcasts, filmes documentais e textos para direcionar alunos a uma base mais sólida na pesquisa, utilizando uma nova ferramenta de assistência pedagógica. O objetivo do então resumo é relatar a eficiência do uso da nova ferramenta como um elemento de assistência pedagógica. A metodologia foi dividida em 4 processos. O primeiro é a aquisição e formulação de um banco de e-mails dos estudantes de comunicação da UFC. O segundo ponto foi a organização interna de integrantes do PET e professores para montar um banco de dicas e indicações pertinentes ao tema. O envio ocorria na terceira parte. A quarta fase foi a análise das métricas geradas. No total, foram 485 inscritos, sendo a média simples de aberturas únicas, a partir de dados retirados de doze newsletters enviados entre 04/07 à 02/10, cerca de 19,75% (n=96). Desse número, houve uma média de 12 cliques únicos (12,5%) para acesso aos materiais indicados. concluímos que a newsletter foi uma boa ferramenta de assistência pedagógica aos alunos, principalmente devido à pandemia, e que, mesmo com os números de acesso reduzido, a continuidade da ferramenta com um formato mais crítico pode aumentar as métricas analisadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.