ATELIÊ INFANTIL: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA.

Autores

  • Paula Caroline Meneses Rodrigues
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2020 VII ENCONTRO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA UFC Autora: Paula Caroline Meneses Rodrigues (PET/Pedagogia UFC) E-mail: carolinerodriguesgal@gmail.com Tutor: José Gerardo Vasconcelos E-mail: gerardovasconcelos@ufc.br Ateliê Infantil: Imaginação e criatividade na perspectiva Vygotskiana. O presente trabalho busca analisar a importância da criatividade e imaginação para a infância, na perspectiva Vygotskiana, estudado no Projeto Ateliê Infantil, vinculado ao programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para Vygotsky, o nosso cérebro tem a capacidade de conservar, repetir, combinar e reelaborar as experiências vividas, ou seja, criar algo novo de experiências anteriores. Já a imaginação é fundamental para o ato de criar, pois uma nova invenção existiu primeiro na mente do inventor. Portanto, a criação e a imaginação são fundamentais para a evolução humana. Vygotsky afirma que a brincadeira infantil é uma reinvenção criativa de impressões vivenciadas, daí a importância de se oferecer uma educação que estimule a criatividade de forma lúdica. Acerca da metodologia, houve a revisão da literatura em artigos, documentários e principalmente na obra Imaginação e Criatividade na Infância de Vygotsky, contando também, com encontros quinzenais realizados pela plataforma on-line WhatsApp. De acordo com os resultados colhidos foi possível perceber, que apesar de existir uma gama de conhecimentos sobre o assunto, as atividades propostas na educação infantil, ainda estão muito atreladas a repetição e a cópia, o que acaba, não estimulando a criatividade infantil; e que ainda existe um déficit na formação dos profissionais que querem trabalhar com as infâncias e suas várias linguagens. Por fim, foi possível aprofundar os conhecimentos sobre a criatividade e refletir sobre a formação docente do pedagogo.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Caroline Meneses Rodrigues, P., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). ATELIÊ INFANTIL: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4154. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64028

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial