ATELIÊ INFANTIL: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA.
Resumo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2020 VII ENCONTRO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA UFC Autora: Paula Caroline Meneses Rodrigues (PET/Pedagogia UFC) E-mail: carolinerodriguesgal@gmail.com Tutor: José Gerardo Vasconcelos E-mail: gerardovasconcelos@ufc.br Ateliê Infantil: Imaginação e criatividade na perspectiva Vygotskiana. O presente trabalho busca analisar a importância da criatividade e imaginação para a infância, na perspectiva Vygotskiana, estudado no Projeto Ateliê Infantil, vinculado ao programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para Vygotsky, o nosso cérebro tem a capacidade de conservar, repetir, combinar e reelaborar as experiências vividas, ou seja, criar algo novo de experiências anteriores. Já a imaginação é fundamental para o ato de criar, pois uma nova invenção existiu primeiro na mente do inventor. Portanto, a criação e a imaginação são fundamentais para a evolução humana. Vygotsky afirma que a brincadeira infantil é uma reinvenção criativa de impressões vivenciadas, daí a importância de se oferecer uma educação que estimule a criatividade de forma lúdica. Acerca da metodologia, houve a revisão da literatura em artigos, documentários e principalmente na obra Imaginação e Criatividade na Infância de Vygotsky, contando também, com encontros quinzenais realizados pela plataforma on-line WhatsApp. De acordo com os resultados colhidos foi possível perceber, que apesar de existir uma gama de conhecimentos sobre o assunto, as atividades propostas na educação infantil, ainda estão muito atreladas a repetição e a cópia, o que acaba, não estimulando a criatividade infantil; e que ainda existe um déficit na formação dos profissionais que querem trabalhar com as infâncias e suas várias linguagens. Por fim, foi possível aprofundar os conhecimentos sobre a criatividade e refletir sobre a formação docente do pedagogo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Caroline Meneses Rodrigues, P., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). ATELIÊ INFANTIL: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4154. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64028
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.