GERAÇÃO DE CONTEÚDO PARA A PROMOÇÃO DE DEBATE SOBRE DECOLONIALIDADE NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: O CASO DO INSTAGRAM DO PETCOM-UFC
Resumo
Tanto por questões de comodidade como por fatores intrínsecos a presença de um grande contingente social nessas redes digitais é possível pontuar que o uso de tecnologias móveis vem sendo cada vez mais presente na vida de pessoas. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, o tráfego na internet aumentou em 30% e essa expansão podem ser utilizadas a favor do fortalecimento de práticas relevantes a sociedade no geral, dentre elas, a prática antirracista a partir de uma perspectiva decolonial. Logo, o objetivo do então estudo é analisar as estratégias de transmissão de conteúdos antirracistas nas redes sociais, com enfoque no Instagram. A metodologia deste estudo ocorreu em duas etapas distintas: a primeira foi a construção de um quadro temático no instagram (@petcomufc), que leva dicas de leitura e informações de textos decoloniais para os seguidores das redes; e a segunda foi o mapeamento de elementos voltados para a apresentação do conteúdo na rede. Esses fatores incluem imagens de representações da história e cultura de povos colonizados, cores padronizadas nas postagens do projeto, legendas compactas e arquivos em áudio de trechos dos títulos decoloniais. As interpretações nesses áudios são de integrantes do grupo de estudos e tal característica foi notada e elogiada por receptores do conteúdo. São 12 publicações ao todo, que datam de 11/05/2020 até 14/09/2020, e todas disponíveis no Instagram do PET de Comunicação da UFC.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.