REALIZAÇÃO DE PALESTRAS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Jacio Nicolas Alves Pereira
  • Marcus Vinicius de Oliveira Barroso
  • Maria Laura Araujo Alves
  • Brena Andressa Cardoso de Oliveira
  • Giovanna Tifanni França da Silva
  • Alexandre Araujo Bertini

Resumo

No ano de 2020, a pandemia de coronavírus ocasionou uma mudança no cotidiano das pessoas. A condição de isolamento social dificultou a continuidade de serviços prestados pela Universidade, provocando a ociosidade dos alunos e a diminuição do contato com o curso. Nesse contexto, o PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará desenvolveu a atividade Palestras Online na Quarentena, que teve o objetivo de, por meio de palestras, fornecer conteúdos relevantes à comunidade, relacionados ao cenário de pandemia, além de motivar e aumentar o contato dos discentes com o curso de engenharia civil. O trabalho buscou analisar o impacto e constatar a contribuição dessa atividade para a sociedade. Para o desenvolvimento da atividade, foram escolhidos os temas e facilitadores para 9 palestras – uma delas com a participação de uma palestrante internacional –, assim como as plataformas ideais para as transmissões e inscrições, sendo a divulgação do evento on-line realizada por meio das redes sociais do PET Civil UFC. Ao fim da transmissão, foi disponibilizada uma pesquisa de satisfação para que os participantes pudessem avaliar o evento, a fim de mensurar a relevância da atividade. Além disso, foram gerados certificados de participação para cada palestra. Como resultado, obteve-se um total cumulativo de 4266 visualizações em todas as palestras no YouTube e um percentual de 96% de “bom” ou “ótimo” no nível de satisfação por palestra. Foram emitidos 381 certificados, dos quais 216 foram de pessoas diferentes, com um público de 16 estados do Brasil. Observou-se um grande engajamento do público, possibilitando inferir que os temas eram relevantes para os participantes. Os feedbacks positivos recebidos mostraram como as palestras contribuíram para reativar o interesse dos alunos pelo curso.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial