A COVID 19 E O DISTANCIAMENTO SOCIAL: AÇÕES PARA CONTRIBUIÇÃO DA PERMANÊNCIA E DA AMBIENTAÇÃO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Autores

  • Daiane Soares Correa
  • Raphael Amaral da Camara

Resumo

Devido à pandemia do Covid-19, o distanciamento social foi uma das principais medidas adotadas para evitar propagação e conter a disseminação da doença, atingindo todos os setores da sociedade, inclusive as universidades. Este fato é um desafio no âmbito acadêmico, como consequência, houve a necessidade de reorganização das atividades a serem desenvolvidas. Com isso, este trabalho teve como objetivo principal implementar ações voltadas aos alunos do curso de Engenharia Elétrica, de forma a apoiar na ambientação e na permanência dos discentes durante este período. Desde início, no âmbito do curso de Engenharia Elétrica, a coordenação do curso teve a iniciativa de criação de um grupo e de um canal no aplicativo móvel Telegram denominado Eng. Elétrica UFC; este como ferramenta de informação e de comunicação com toda comunidade acadêmica. Para tal, desenvolveram-se estratégias como ações para o enfretamento, em conjunto com a coordenação do curso, que tiveram como foco dar suporte tanto ao discente ingressante, quanto ao veterano. Inicialmente, uma das estratégias teve como foco a criação do canal, no intuito de uma ferramenta de transmissão sobre eventos, oportunidades de estágio e informações acadêmicas como um todo, e de levantamento de dados por meio do recurso da enquete; e no caso de eventos, explorando temas e conceitos vinculados na formação. Além disso, outra estratégia utilizada foi a criação do grupo, onde é possível a participação dos docentes, discentes e técnicos; esta ferramenta contribui no apoio durante a pandemia para orientações e eventuais instruções. Desse modo, pôde-se verificar aproximação da coordenação com toda a comunidade acadêmica, engajamento dos alunos ingressantes com os bolsistas, auxílio ao corpo docente na tomada de decisão para produção de conteúdo para seus alunos com o resultado das enquetes, dentre outros. Com isso, diante do cenário e do contexto, articulou-se um novo modelo de ações para a contribuição com os discentes.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Soares Correa, D., & Amaral da Camara, R. (2021). A COVID 19 E O DISTANCIAMENTO SOCIAL: AÇÕES PARA CONTRIBUIÇÃO DA PERMANÊNCIA E DA AMBIENTAÇÃO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 3964. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64203

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação