A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE PROJETOS PARA OS INGRESSANTES NO CURSO DURANTE A PANDEMIA
Resumo
O primeiro semestre do curso de Zootecnia é bastante desafiador, muitos ingressantes no curso não têm noção sobre as áreas de atuação do zootecnista, e se sentem desestimulados pelas disciplinas ofertadas no primeiro semestre, por serem complicadas e, aparentemente, não terem muita relação com a Zootecnia. Em tempos de pandemia, os ingressantes de 2020 foram mais desafiados ainda. Desta forma, o projeto de incentivar a permanência dos alunos recém-ingressos no curso de Zootecnia, ao promover a visibilidade das áreas em que os profissionais podem atuar, se tornou ainda mais importante diante do novo cenário. Como metodologia para a realização desses objetivos, foi criado um grupo de WhatsApp com os ingressantes, por onde eram esclarecidas todas as suas dúvidas e divulgada todas as palestras e eventos na área. Também foi aplicado um questionário para os ingressantes de 2020, a fim de acompanha-los perante às dificuldades quanto ao acesso remoto as aulas e as disciplinas que necessitavam de mais atenção nos semestres iniciais. Foram feitas as seguintes perguntas: Você é da zona rural ou urbana? Quais disciplinas você considera que está tendo mais dificuldade no semestre? Você possui fácil acesso aos monitores dessas disciplinas? Em uma escala de 1 a 5 (sendo 1 muito ruim e 5 muito bom) como você classificaria o acesso à internet e as aulas remotas? Você teve acesso ao chip de internet fornecido pela Universidade? Foram 31 respostas, onde averiguou-se que 93,5% dos alunos moram na zona urbana; 87% possuem dificuldade em alguma disciplina e 65% possuem fácil acesso aos monitores; 6,5% classificaram o acesso à internet e as aulas remotas como 2; 35,5% como 3; 48,4% como 4 e 9,7% como 5 e 96,8% dos alunos não tiveram acesso ao chip fornecido pela universidade. Diante dessa pesquisa, foi possível observar que cada estudante possui uma realidade diferente e que a monitoria é importante para ajudá-los na adaptação ao curso, principalmente nesse período de ensino à distância.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.