A IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO JORNALÍSTICA NAS REDES SOCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA

Autores

  • Raissa Silva de Oliveira
  • Araguacy Paixao Almeida Filgueiras

Resumo

O foco desta pesquisa é analisar como as redes sociais podem servir de espaço para divulgação artística, entre mostras, performances, rodas de conversa e produções acadêmicas para o meio online, levando em consideração a situação político social adversa do ano de 2020, em decorrência da pandemia de COVID-19. Busca-se, assim, entender como a redação jornalística influencia na divulgação e no alcance dessas propostas artísticas, com foco na rede social Instagram. Para isso, adotamos o conceito de hegemonia do filósofo e jornalista Antonio Gramsci, segundo a análise de Laércio Góes (2007) e de Luana Meneguelli Bonone (2017), para entender como o discurso jornalístico atua na construção da opinião pública, a partir dos conceitos de hegemonia cultural, contra-hegemonia e internet. Já para compreender os movimentos culturais na internet usamos as ideias de Manuel Castells, em A Galáxia da Internet (2001). Ele explica que os movimentos atuais se formam ao redor da internet e suas mídias, buscando conscientizar o maior público possível. O mesmo se aplica às expressões artísticas, que encontram nas redes sociais uma forma de se expressarem e, ao mesmo tempo, atingirem um grande público, de forma gratuita e livre. Por fim, foi compreendido que, com a nova situação global, as redes sociais ficaram como principal – senão único – meio de divulgação artística. A forma para expandir essa divulgação é o uso da redação jornalística, a fim de concretizar a melhor comunicação entre o artista e seu público, seja por meio de divulgação direta no perfil do artista, ou por meio de divulgação de terceiros, em perfis especializados em produções artístico-culturais.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação