A INFLUÊNCIA DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO NA SATISFAÇÃO COM A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Autores

  • Maria de Jesus Araujo De Oliveira
  • Magda Milleyde de Sousa Lima
  • Joselany Afio Caetano

Resumo

Introdução: O desenvolvimento e a prevalência de ansiedade e depressão em alunos do ensino superior tem ocorrido bastante nos últimos anos, uma vez que o ingresso na universidade traz mudanças que podem desencadear sentimentos variados e consequências negativas. Objetivo: Avaliar a influência da ansiedade e depressão na satisfação com a experiência acadêmica. Metodologia: Estudo transversal, realizado no Departamento de Enfermagem, no ano de 2020. Utilizando os instrumentos ESEA (Escala de Satisfação da Experiência Acadêmica), Escala de Depressão de Beck e Escala de Ansiedade Traço-Estado. O instrumento foi enviado via E-mail, WhatsApp e Instagram. Os dados foram analisados através do programa de software Office Excel 2016. Resultados: O perfil deste estudo foi composto por 205 acadêmicos, com predominância do sexo feminino com 176 (85,5%) alunas e sendo 21,8 anos a média de idade entre os estudantes. Na escala de satisfação as dimensões satisfação com o curso, oportunidade de desenvolvimento, e satisfação com a instituição tiveram, respectivamente, médias de 48.4; 36.8; 37.4, e o valor total da escala foi de 111,1 pontos. Já a escala de depressão de beck, escala de ansiedade-estado e a escala de ansiedade-traço tiveram, respectivamente, médias de 12.8 (mínimo/sem depressão) 46.38 (médio nível de ansiedade) e 46.13 (médio nível de ansiedade). Além disso, identificou-se que os itens com as maiores médias na avaliação dos itens da Escala de Depressão de Beck, foram: em relação a autocrítica (0,96), em relação a aparência (0,84), como você se sente em relação a estudos e/ou trabalho (0,98), você está perdendo peso ultimamente (0,84). Conclusão: Desse modo, por meio desta pesquisa detectou-se níveis médios de ansiedade, o que abre discussões sobre um planejamento estratégico e possíveis possibilidades de estudos com intervenções para reduzir essa ansiedade, diminuindo assim um baixo rendimento, trancamento de disciplinas ou até mesmo uma desistência do curso.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação