A PRÁTICA ORAL DA LÍNGUA ESPANHOLA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO POR MEIO DO PROJETO “MOVE” DO PROGRAMA “PAIP”
Resumo
O presente relato tem como desígnio apresentar as experiências vivenciadas pela autora no Projeto “MOVE - Movimentando o Espanhol”, vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP), buscando por meio de um estudo bibliográfico e das experiências adquiridas pela ação extensionista proposta, o curso “Espanhol a distância para Iniciantes”, refletir a respeito do processo de ensino da prática oral da língua espanhola em ambientes virtuais, da criação de material didático e execução deste, e do impacto desta ação na permanência e desempenho dos alunos dos cursos de Letras com habilitação em Língua Espanhola, via plataforma SOLAR da UFC e Google Meet. A prática oral ajuda a suprir as lacunas da falta de contato com os nativos da língua, como um “ensaio” da conversação em sua língua-alvo. Desta maneira, foi dado enfoque à conversação em espanhol e esta foi realizada de maneira remota entre os alunos durante o curso. O ambiente virtual terá uma grande influência na aprendizagem e interação dos alunos, seja esta negativa ou positiva, a depender de como as atividades são desenvolvidas e isso é um desafio para os professores novatos e até para os veteranos nesta área virtual. Este trabalho justifica-se pelo fato da importância dos relatos de práticas de ensino em língua estrangeira por meio de ambientes virtuais durante o período de pandemia que mudou drasticamente a rotina e perspectiva de muitos professores e estudantes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.