“ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA UFC
Resumo
A proposta do Projeto “Acolhimento e permanência de estudantes de Pedagogia da UFC” se faz diante das diversas e complexas razões que ocasionam a problemática da evasão de alunos do Curso de Pedagogia Diurno, conforme os dados do Relatório de Acompanhamento de Turma por Semestre de Ingresso no Curso de Pedagogia Diurno, disponibilizado no SIGAA, no período de 2010.2 a 2015.2, a evasão do curso na casa dos 48,9%. Considerando que a média nacional de evasão é de 20% o Curso de Pedagogia encaixa-se entre aqueles com maior índice de evasão. À vista disso, buscando conhecer tais razões, construir e implementar dispositivos e ações para enfrentar e superar tal problemática, o objetivo principal do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência ancorou-se na garantia que os estudantes – ingressantes e veteranos – possam dar seguimento exitoso aos estudos, enfrentando os obstáculos e tendo as condições institucionais necessárias à conclusão do curso escolhido. Para tanto a coordenação do curso de Pedagogia Diurno vem conduzindo pesquisas, buscando promover o acolhimento e a permanência dos(as) estudantes. Na vigência do projeto e com vistas a realização do nosso principal objetivo, realizamos as seguintes ações, a saber: implantação de políticas de comunicação e divulgação ágil, eficiente e permanente junto aos estudantes; acompanhamento de disciplinas de férias; acompanhamento do Fórum da Pedagogia diurno; Projeto cuidando da vida; Semana de Acolhimento, dentre outras atividades. Cabe destacar, que todas as ações levam em conta o perfil atual do estudante de Pedagogia Diurno e medidas essenciais que garantam a conclusão do curso por todos(as) que nele ingressaram, mitigando a evasão e suas consequências danosas ao processo educativo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.