ÁGORA ONLINE: O ESPAÇO DISCURSIVO DA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO MECANISMO DE PROMOÇÃO DE DEBATES CRÍTICOS
Resumo
A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais tem como objetivo promover discussões sobre temáticas diversas que contemplam desde aspectos ambientais até os de cunho político, resultando na diversificação do saber e aperfeiçoamento profissional dos graduandos matriculados. Sob esse viés, pode-se estabelecer uma série de atividades discursivas que caracterizam a essência do desenvolvimento pedagógico para os discentes: comentários sobre determinado texto ou temática, respostas às análises textuais de outros participantes da disciplina e outras discussões no geral. Desse modo, o ambiente virtual se constitui como um microcosmo das nossas atividades discursivas do mundo real e concreto. Assim, esta pesquisa visa demonstrar a importância da atividade discursiva e dos demais gêneros do discurso (comentário, debate, textos, aulas, dentre outros) na construção da aprendizagem e refinamento das percepções do discente sobre o mundo em que ele está situado. Não obstante, aliado às perspectivas teóricas de Dominique Maingueneau (2015), a pesquisa pretende denotar as funções de certos mecanismos linguísticos como intertextualidades e referenciação na construção do espaço discursivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de aspecto qualitativo em que se analisou as atividades dos alunos matriculados na turma 9 da disciplina de Diferença e Enfrentamento no período de 2019.2. Como resultado, constatou-se que somados aos gêneros do discurso em que se encontram, os dispositivos textuais e discursivos são essenciais na construção das atividades dos alunos, ocasionando o aprimoramento, coesão e coerência da polidez argumentativa dos mesmos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.