ANÁLISE DAS CITAÇÕES REALIZADAS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract
Introdução: As citações e seus respectivos estudos correspondem a uma forma de entender como o comportamento da escrita e utilização da informação cientifica está sendo apresentada. Desta forma, as citações representam uma forma de comunicação cientifica onde através delas é possível compreender informações como quais autores ou conteúdos possuem maior implicação em dado recorte histórico. Contudo, nem sempre sua utilização é correta e, consequentemente, seu mal-uso tende a levar ao plágio ou a transmissão de informação equivocada. Deste modo, vê-se a necessidade de identificar como a utilização das citações estão sendo aplicadas para um maior discernimento das informações que as mesmas representam. Objetivos: O estudo tem como objetivo analisar o uso das citações em produções acadêmicas dos alunos da Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: A busca ocorreu no site do Repertório Institucional da UFC e os dados adquiridos foram através dos filtros “TCC” AND “EDUCAÇÃO FISICA” sendo selecionados os de 2018 por serem os mais recentes apresentados no site e foram analisados mediante a Estatística Descritiva. Amostra: Foram selecionados 43 trabalhos de conclusão de curso (TCC) da Educação Física sendo 18 do curso de Licenciatura e 25 do Bacharel. Resultado: Ao total foram constatadas 2687 citações, correspondendo 1528 aos trabalhos do bacharel e 1159 aos da licenciatura. Referente aos TCCs do bacharel, 95% destes utilizaram citações indiretas; 3,59% diretas e 1,30% citação da citação. Enquanto os da licenciatura utilizaram 70,8% indiretas; 23,7% diretas e 5,43% citação da citação. Conclusão: Conclui-se que os alunos de Educação Física priorizam a citação indireta, no entanto há diferença entre os cursos como, no caso, a Licenciatura que utiliza mais citações diretas por trabalharem mais com documentos oficiais ou legislativos que o Bacharelado. No entanto, cabe a possibilidade de um novo estudo para compreender o real motivo destas diferenças.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.