DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EXTRACURRICULARES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA: PRODUTOS SANEANTES
Resumo
A produção de produtos de higiene e limpeza é de extrema importância para a sociedade. Nos últimos anos, a produção desses produtos tem ganhado destaque na economia gerando emprego e renda. Tendo em vista que é um ramo diretamente ligado aos profissionais da química, surgiu a ideia de se criar uma ação extracurricular para o curso de Bacharelado em Química, focada nos aspectos mais relevantes dos produtos saneante tais como: (1) conceitos básicos, (2) tipos de saneantes, (3) legislação, (4) registro e (5) produção. Os itens (1) – (4) compreenderiam a parte teórica e o item (5) a parte prática. Uma vez que o escopo teórico esteja estabelecido, o desenvolvimento da parte experimental será iniciado com a pesquisa e compilação de práticas envolvendo produtos saneantes, que sejam relativamente rápidas para serem executadas em tempo hábil e com o menor custo possível. Por fim, chega-se ao estágio de realizar as práticas e repeti-las de forma a garantir que funcionem e sejam reprodutíveis. Essa ação extracurricular seria realizada ao longo de dois meses com carga horária de 32 horas. As atividades experimentais serão executadas nas dependências dos laboratórios de Química da UFC. Espera-se que, esta ação traga maior contato dos alunos com as atribuições e possibilidades de um profissional da área de química no mercado de trabalho e, possivelmente, ajude a combater a evasão e a retenção no curso de Bacharelado em Química.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.