DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE CARTAS PARA O AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PRÁTICOS NO CURSO DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
O ambiente acadêmico é repleto de restrições de tempo e escopo, de forma que constantemente essas restrições não permitem um maior aprofundamento contextual por parte dos alunos, podendo causar aos discentes dificuldades no entendimento desses assuntos, aumentando a chance de evasão escolar. Com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica, e especialmente aos alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais uma forma complementar de experienciar o contexto geral de aplicação do Design de Interação - um dos principais componentes do currículo brasileiro de Interação Humano-Computador (IHC) – este resumo apresenta o jogo de cartas Desafio de Design Goople (DDG). DDG teve um desenvolvimento focado em um processo iterativo, passando por uma série de playtests e aprimoramentos, até chegar em sua versão atual e final, que foi bem recebida no SBGames 2020 e está disponível gratuitamente online. O jogo consiste em startups fictícias – representadas por cada jogador - que estão competindo entre si para criar (usando as cartas do baralho) um protótipo ideal visando a atender aos requisitos propostos pela empresa fictícia Goople. A dinâmica e as cartas do DDG permitem ao jogador experimentar situações complexas e envolventes baseadas nas escolhas dos usuários, que trarão consequências ao produto final de cada startup. Propondo desafios de design com várias restrições, que precisam ser contornadas por meio dos conceitos de Design de Interação introduzidos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.