ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS PARA PROGRAMAÇÃO COM FOCO NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Resumo
Uma indagação comum entre alunos de todos os níveis sempre foi a ideia de: “para que eu vou usar isso na minha vida?”. Esse pensamento, já instalado no folclore estudantil, esconde por trás um descuido no sistema de ensino: a perspectiva. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo auxiliar os discentes de uma disciplina introdutória de programação a entenderem melhor as práticas do mundo profissional e para suplementar a técnica do pensamento computacional. Dessa forma, o problema foi abordado pela Metodologia por Resolução de Problema. Esse método é útil, pois ajuda a desenvolver o pensamento computacional por meio da estimulação das habilidades de interpretação, de simplificação e de resolver problemas, tanto os mais fáceis quanto os mais complexos. Além disso, é uma ótima maneira de expor mais sobre as áreas do conhecimento que necessitam da disciplina de programação e que utilizam muito dessa habilidade. Para auxiliar os alunos foram então confeccionadas 25 questões para 5 áreas de estudo (i.e., Matemática, Química, Física, Engenharias e Ciências Agrônomas) com diferentes graus de dificuldade. Entretanto, houve algumas dificuldades na criação dos problemas, tais como: criar questões abordando um mesmo conteúdo para áreas distintas, achar contextos para as questões, permitir que as questões sejam de múltiplas soluções com o intuito de que de alunos mais avançados avançados também possam se desafiar. Os exercícios propostos foram utilizados em disciplinas introdutórias de programação para trabalhar diferentes partes do conteúdo. O uso dos exercícios propiciou aos alunos um engajamento nas resoluções dos problemas uma vez que eles eram voltados para suas áreas de atuação bem como estimulou o desenvolvimento do pensamento computacional. Posteriormente, os exercícios foram inseridos como parte de um jogo com foco no ensino de programação.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.