ENSINO REMOTO: DESAFIOS NO COMBATE A EVASÃO NA ENGENHARIA ELÉTRICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
Durante o ano de 2020, a Universidade Federal do Ceará (UFC) aderiu ao ensino remoto afim de conter a ação do vírus Covid-19 e em meio a esta situação foi enfrentado desafios no combate a evasão de alunos na Engenharia Elétrica. Muitos dos discentes que foram acompanhados encararam dificuldades na estabilidade da conexão da internet para aulas ao vivo e envio de atividades no SIGAA, a falta de domínio das plataformas aderidas, a ausência de equipamentos para digitalização das atividades propostas e principalmente a desmotivação para permanecer no curso, levando em conta as dúvidas em relação ao retorno de aulas e os diversos contratempos como a sua contaminação ou de familiares, até a perda de amigos e entes queridos. Para melhor acompanha-los foi criado um grupo no Telegram visando uma comunicação mais direta para dar suporte às suas necessidades, além das plataformas oficiais, onde possibilitou a compreensão mais precisa dos obstáculos enfrentados para a entrega dos relatórios descritivos, referentes as aulas da disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica, os quais oscilaram na assiduidade ou gradativamente reduziram a qualidade dos relatos e consequentemente desistiram de faze-los. Todos esses dados foram observados no levantamento de tabelas e gráficos com a finalidade de obter a análise mais precisa. Logo conclui-se que os alunos que compartilharam suas dificuldades às monitoras e ao docente receberam apoio e consequentemente recuperaram suas notas, obtiveram sucesso nas demais disciplinas e deram continuidade ao curso de Engenharia Elétrica.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.