ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA EM FORMATO NÃO PRESENCIAL.

Autores

  • Ester Feijo Lopes
  • Leticia Monte Vieira
  • Jasmin do Vale Albuquerque
  • Aline Batista de Andrade

Resumo

O estágio supervisionado dos cursos de graduação em Pedagogia é essencial para a formação de professores, pois alia teoria e prática, oportunizando aos estudantes a prática reflexiva de suas aprendizagens ao longo da graduação e os aproxima da realidade futura de sua atuação. Além disso, promove a relação entre escola, universidade e comunidade, e a aplicação de conhecimentos teóricos em um contexto educacional concreto. Esse estudo teve como objetivo analisar a viabilidade da realização do estágio supervisionado nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e identificar as possibilidades de realização das atividades práticas. O presente estudo contempla uma pesquisa bibliográfica baseada no parecer CNE/CP nº 5-2020, na resolução CNE/CP nº2, no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e em artigos sobre o estágio na formação de professores. O curso de Pedagogia da UFC tem como etapas do estágio nas instituições-campo: observação, participação e intervenção, e é dentro delas que analisamos a possibilidade da realização no formato não presencial. A partir disso, foram identificados como principais fatores limitantes em ambas as etapas as condições socioeconômicas, a dificuldade de acesso às tecnologias por parte dos estagiários e das famílias das crianças e as discrepâncias entre condições e metodologias aplicadas no modelo não presencial e as mesmas atividades quando realizadas presencialmente. Em relação às metodologias, consideram-se viáveis entrevista com equipe pedagógica, coleta de dados, elaboração de relatório e projeto de intervenção, participação em vídeo aula, elaboração de material pedagógico e encontro remoto com professor supervisor. Portanto, conclui-se que a realização do estágio supervisionado de forma remota é viável, porém há uma perda no aproveitamento de vivências no espaço escolar, prejudicando também as metodologias práticas de interação que ocorrem no contexto presencial.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Feijo Lopes, E., Monte Vieira, L., Albuquerque, J. do V., & Batista de Andrade, A. (2021). ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA EM FORMATO NÃO PRESENCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4033. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64272

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação