FARMÁCIA ESCOLA COMO PROMOTORA DA AMBIENTAÇÃO E NÃO EVASÃO DOS ALUNOS DOS SEMESTRES INICIAIS NO CURSO DE FARMÁCIA DA UFC
Resumo
A Farmácia Escola/FFOE/UFC funciona como promotora do conhecimento para os alunos de Farmácia, pois mostra aos alunos o universo de trabalho do âmbito farmacêutico, proporcionando uma visão precoce sobre o entendimento das funções dos farmacêuticos no mercado de trabalho. O Projeto aborda uma explicação sobre a área de atuação, desenvolve um maior conhecimento acerca da carreira escolhida, e sugere diminuição da evasão, além de mostrar a rotina do farmacêutico nos diferentes setores da Farmácia Escola, fazendo com que os alunos conheçam a prática da atuação profissional. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver, estimular e contribuir para uma melhor ambientação e não evasão dos alunos nos semestres iniciais no curso de Farmácia, através das atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola. No início do semestre, os alunos do 1° semestre do curso de Farmácia/UFC foram divididos em equipes para a visita à Farmácia Escola. Nas visitas foram apresentados os farmacêuticos e profissionais dos diversos setores: Farmácia Universitária, Laboratórios do Controle de Qualidade Físico Químico e Microbiológico, Produção e Manipulação de Medicamentos. Ao final de cada visita foi aplicado um questionário referente as impressões e avaliações dos alunos pós ambientação e para considerações sobre a visita. A visita foi realizada com 14 alunos, e percebeu-se que a maior parte dos alunos conheciam previamente o trabalho da Farmácia Escola, além de se interessarem mais pela profissão, destacando que o projeto ajudou a ter um breve contato com a rotina farmacêutica. Podemos concluir que as visitas geraram diversos estímulos, além de contribuir para ambientação dos alunos do 1° semestre, dando oportunidade para os mesmos de conhecer e vivenciar a rotina e atuação dos farmacêuticos, e assim, ajudando na promoção da não evasão do curso de Farmácia/UFC.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.