MEMÓRIA E VIRTUALIDADE: UM TRAJETO SOBRE A CATALOGAÇÃO DOS MATERIAIS HISTÓRICO-ARTÍSTICOS DOS 10 ANOS DO CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA DA UFC
Resumo
O curso de Teatro Licenciatura da UFC completou em 2020 seus 10 anos de existência. Diante dessa demanda, surgiu a necessidade da atuação de bolsistas que auxiliassem no processo de catalogação e estruturação das mídias do curso, até então desatualizadas ou inexistentes. Por ter experiência como artista atuante em grupos de produção e criação em artes cênicas, sempre tive muita afinidade com a organização de materiais visuais, documentais e toda a parte de produção de mídias. Logo, estar junto à coordenação atuando diretamente nestas funções, resgatou um fazer que já desenvolvo e me identifico em minha trajetória artística. Fiquei responsável pela parte de organização documental e estrutural do site institucional do curso. O processo de criação do site nos exigiu uma organização de etapas de trabalho. O curso já contava com um site desatualizado, com poucos materiais. Buscamos encontrar uma forma de estruturação poética, que abarcasse um caráter informativo, contudo pensando "memória" e "território" como disparadores importantes durante esses 10 anos de história do curso. Observando este processo, objetivo traçar um paralelo entre a produção de mídias digitais e a preservação da memória do curso, entendendo como as plataformas digitais podem ser articuladoras entre materiais que muitas vezes se perdem e como facilitar o acesso da comunidade acadêmica a estes materiais. Atravessada pela situação pandêmica, o processo de catalogação de acervo ganha outros rumos. Fatores como dificuldade de comunicação, acesso limitado à antigas contas e a própria situação de saúde física e psicológica dos docentes e discentes foram processos desafiantes para o levantamento. Como resultado deste processo, conseguimos catalogar arquivos de montagens e eventos importantes para a trajetória do curso. Além disso, este processo gerou um engajamento de discentes e docentes no levantamento da memória e na participação do evento de 10 anos do curso.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.