MEMÓRIA E VIRTUALIDADE: UM TRAJETO SOBRE A CATALOGAÇÃO DOS MATERIAIS HISTÓRICO-ARTÍSTICOS DOS 10 ANOS DO CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA DA UFC

Autores

  • Juliana Duarte Rizzo de Oliveira
  • Renata Kely da Silva

Resumo

O curso de Teatro Licenciatura da UFC completou em 2020 seus 10 anos de existência. Diante dessa demanda, surgiu a necessidade da atuação de bolsistas que auxiliassem no processo de catalogação e estruturação das mídias do curso, até então desatualizadas ou inexistentes. Por ter experiência como artista atuante em grupos de produção e criação em artes cênicas, sempre tive muita afinidade com a organização de materiais visuais, documentais e toda a parte de produção de mídias. Logo, estar junto à coordenação atuando diretamente nestas funções, resgatou um fazer que já desenvolvo e me identifico em minha trajetória artística. Fiquei responsável pela parte de organização documental e estrutural do site institucional do curso. O processo de criação do site nos exigiu uma organização de etapas de trabalho. O curso já contava com um site desatualizado, com poucos materiais. Buscamos encontrar uma forma de estruturação poética, que abarcasse um caráter informativo, contudo pensando "memória" e "território" como disparadores importantes durante esses 10 anos de história do curso. Observando este processo, objetivo traçar um paralelo entre a produção de mídias digitais e a preservação da memória do curso, entendendo como as plataformas digitais podem ser articuladoras entre materiais que muitas vezes se perdem e como facilitar o acesso da comunidade acadêmica a estes materiais. Atravessada pela situação pandêmica, o processo de catalogação de acervo ganha outros rumos. Fatores como dificuldade de comunicação, acesso limitado à antigas contas e a própria situação de saúde física e psicológica dos docentes e discentes foram processos desafiantes para o levantamento. Como resultado deste processo, conseguimos catalogar arquivos de montagens e eventos importantes para a trajetória do curso. Além disso, este processo gerou um engajamento de discentes e docentes no levantamento da memória e na participação do evento de 10 anos do curso.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação