MINUTO DE SOCIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E AMBIENTAÇÃO À LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo
A pandemia de Covid-19 acelerou uma série de urgências da nossa sociedade, dentre elas, a necessidade de expandir a comunicação via internet e redes sociais. A ciência e o fazer científico não se excluem dessa lógica. Por esse motivo, o projeto “Entrei na universidade para me tornar professor(a)” criou uma página na rede social Instagram para publicar conteúdos relacionados às Ciências Sociais. A página @minutodesociologia publicou conteúdos de Antropologia, Sociologia e Ciência Política de maneira didática e objetiva, ajudando a difundir o conhecimento científico nas redes. Além disso, com um enfoque especial na licenciatura, abordou assuntos específicos dessa área, de maneira a promover a ambientação de discentes da licenciatura e proporcionar maior visibilidade à essa modalidade. Os conteúdos da página foram expostos por meio de vídeos de até um minuto gravados por um professor da área, seja da universidade ou do ensino básico, explicando um determinado conceito das Ciências Sociais. Os bolsistas produziram postagens de textos e imagens -semelhantes a slides- também abordando conteúdos ou analisando livros didáticos de sociologia para o ensino básico. Para aproveitar a produção de discentes da disciplina de Oficina de Ensino, a página também disponibilizou textos e mapas mentais produzidos para a disciplina. O @minutodesociologia conseguiu gerar bastante engajamento, conectando pessoas do Brasil inteiro e proporcionando uma troca de saberes entre professores e estudantes, tanto do ensino superior como da educação básica. A experiência nas redes sociais mostrou que existe uma grande demanda por conteúdos de ciência e de Sociologia de maneira dinâmica, didática e objetiva. A ação do projeto proporcionou aos discentes engajamento, integração e ambientação à área de Ciências Sociais.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.