O ENSINO REMOTO COMO FATOR NA EVASÃO DE ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A evasão constitui uma problemática enfrentada pela rede de ensino superior do país, bem como no curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisas indicam as razões que induzem estudantes à evasão, esta é associada à complexidade dos cursos abordados, que geram dificuldade na permanência (Sampaio,2018). Diante do exposto, este trabalho proporciona entendimento sobre como o ensino remoto impactou estudantes do curso citado. A respeito dos dados obtidos, o público de estudo compreende alunos do curso de Farmácia, dos semestres de 2010.2 à 2020.1, sendo os dados coletados por questionários enviados para endereços eletrônicos e analisados na plataforma digital Google Forms. Cerca de 70 alunos participaram da pesquisa, destes 64,3% afirmaram estar tendo dificuldade para cursar Farmácia na UFC, 52,9% referem que a carga horária do curso é extensa, contribuindo como fator de evasão. Sobre o ensino remoto, 45,7% dos discentes afirmaram adaptação regular, em contrapartida, cerca de 88,6% indicaram maior inclinação à evasão justificada por tal fator, contudo, é importante salientar o desempenho acadêmico de 27 alunos, caracterizado como bom. Assim, conclui-se que a complexidade associada ao ensino remoto pode ser um fator na evasão de alunos do curso de Farmácia, que contribuirá para o futuro crescimento no número de evasões, salientando alterações na modalidade de ensino e na inclusão entre discentes e docentes, para reduzir o número de evasões na graduação.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.