O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEUS DESAFIOS NA DISCIPLINA DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Didian Costa Grangeiro da Silva
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

No ano de 2020 o mundo vivenciou a pandemia da COVID-19, que trouxe consigo imensos desafios e novas realidades. Em relação ao ensino, ele teve que ser repensado e passou a ser realizado de forma remota, utilizando-se de meios tecnológicos, com professores e alunos precisando aprender a utilizar esses recursos de forma quase que imediata. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo relatar como se deu o ensino remoto emergencial e os desafios enfrentados durante a disciplina de Ensino de Matemática, no semestre de 2020.1. Durante esse período, o principal meio de comunicação se deu por meio de aplicativo de mensagem - Whats App, contando ainda com o suporte do sistema da universidade, o SIGAA, para que essa comunicação, de fato, chegasse a todos. No SIGAA os alunos tiveram acesso a todo material didático: textos, material de apoio, ementa, cronograma; tendo sido organizados em forma de trilhas para favorecer a inclusão e a flexibilidade. As aulas síncronas foram ministradas pela plataforma Google Meet, semanalmente, sendo gravadas e disponibilizadas no SIGAA, para aqueles alunos que não puderam estar de forma síncrona. Os maiores desafios enfrentados no ensino remoto, além do acesso à internet, foram a assiduidade, a participação nas aulas e o cumprimento das atividades propostas. A assiduidade dos alunos nas aulas síncronas, tornou-se um desafio, pois, notou-se uma queda gradativa no número de alunos com o passar das semanas. Estimular a participação dos alunos também é desafiador, pois muitos não se sentiam à vontade para ligar a câmera ou microfone para falar, preferindo fazer uso do chat. As atividades propostas a serem realizadas foram desafiadoras, pois a grande maioria deixava para fazê-las no último momento. Apesar de todos esses desafios, as aulas síncronas da disciplina de Ensino de Matemática conseguiram ter uma boa assiduidade e participação dos alunos e as atividades realizadas por eles demonstraram empenho, e acima de tudo, aprendizado.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação