O EXERCÍCIO DA PRODUÇÃO CULTURAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA, NO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE
Resumo
O presente trabalho busca estudar o desenvolvimento das gestões culturais e sua migração para dentro do âmbito universitário, nordestino, como meio potente de divulgação científica das obras, projetos e realizações feitas por graduandos das diversas vertentes artísticas abordadas na Universidade Federal do Ceará, e no Instituto de Cultura e Arte. Trata-se de estudo observacionista com base em ações promovidas pelo projeto PAIP, Laboratório de Produção Cultural, sobre o entendimento das políticas públicas durante os processos históricos brasileiros, sua democratização e construção dentro dos espaços universitários, tendo como base o local sociocultural artístico em Fortaleza, CE. A análise toma como referência bibliográfica os escritos da Profa. Dra. Lia Calabre, em seu estudo de gestões culturais no livro “Políticas Culturais no Brasil: dos de 1930 ao século XXI”. Dessa forma, a análise tem o objetivo de entender os caminhos da gestão cultural no Brasil e suas políticas públicas para dentro da universidade e sua importância, tendo como metodologia a análise das atividades realizadas pelo projeto “Laboratório de Produção Cultural”, que atua no Instituto de Cultura e Arte. Em linhas gerais, entender a importância do desenvolvimento e execução de agendas voltadas para o impulsionamento cultural, promovido pelo Estado e todas as instâncias que o envolvem, e quais os reflexos disso para dentro do espaço universitário.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.