O IMPACTO DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
Resumo
A jornada de um futuro engenheiro mecânico passa por desafios que transcendem a carga horária da instituição de ensino. Nessa etapa da vida é natural alguns anseios e muitos questionamentos, uma vez que a cobrança sobre estes profissionais no mercado de trabalho tem aumentado. Grande parte destes questionamentos se resumem na aplicação das teorias estudadas na graduação, principalmente aquelas mais difíceis. Por sorte dessa geração, essa problemática dispõe de muitas ferramentas práticas para o discente aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A constante adaptação dos docentes frente a utilização continua desses softwares é essencial para a demonstração dos conceitos absorvidos em sala de aula. Contudo, é de vital importância que a instituição de ensino fornece a estrutura e as licenças para que estes softwares estejam disponíveis para uso. A simulação computacional é um divisor de águas na engenharia, pois estas plataformas já são friendly user e bastante aplicadas tanto no meio acadêmico, quando no meio comercial e industrial. Com apenas um software é possível visualizar com precisão mais do que satisfatória os fenômenos físicos vistos em cadeiras de transferência de calor, motores térmicos e elementos de máquinas. Este trabalho tem como objetivo apresentar o passo a passo de uma simulação computacional elencando os pontos nos quais o discente está trabalhando o conhecimento adquirido em cada componente da sua grade curricular.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.