OS ESTUDOS SURDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: VANTAGENS E REVEZES DA MODALIDADE DE ESTUDO TELEPRESENCIAL

Autores

  • Andrei Junior da Costa
  • Marilene Calderaro da Silva Munguba
  • Marta Cavalcante Benevides Loureiro
  • Renata Castelo Peixoto

Resumo

Nesse relato de experiência pretendemos narrar as vantagens e obstáculos enfrentados pelo projeto "Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar" (EDESPI) em sua atuação durante a pandemia do novo COVID-19. Em vista da necessidade de distanciamento e reclusão social, as ações educacionais, inclusive as da UFC, precisaram se justar ao formato remoto, sem encontros presenciais durante quase todo o ano de 2020. Embora os participantes do projeto já de muito tempo refletissem sobre a palavra acessibilidade, com a modalidade de ensino remoto um novo tônus emerge quando os encontros se dão de maneira telepresencial, pois além das diferenças quanto a condição de cada participante de ser ou não pessoa com deficiência (ouvinte, surdo, cego, cadeirante) também tivemos que levar em conta os marcadores sociais que com elas se insterseccionam (urbanidade/ruralidade, pobreza/riqueza) que podem facilitar ou dificultar o “acesso" ao ensino mediado pelo meios digitais. As pessoas com deficiência - especificamente no campo da surdez e cegueira - já lidam cotidianamente com barreiras comunicacionais no ambiente educacional, seja por colegas ouvintes ou instituições educacionais não preparados para lidar com suas diferenças. Porém quando se trata de uma educação virtual há de pensar também se essas pessoas precisam contam com recursos materiais (computador, celular, tablet, internet) que as possibilitem ter acesso a essa educação de forma remota. Além disso, há as limitações institucionais para garantia de sua educação, como intérpretes de LIBRAS e profissionais capacitados em audiodescrição. Porém, é necessário reconhecer o alcance que os recursos digitais possibilitam para pessoas situadas em diferentes regiões do país que podem se beneficiar com grupos de estudo nos quais não teriam acesso de maneira presencial, como foi no caso do EDESPI no qual participantes de diferentes localidades puderam acessar os encontros quinzenas do grupo.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação