PERFIL DOS INGRESSANTES NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC – FORTALEZA, A PARTIR DA ANÁLISE DE QUESTÕES ABERTAS
Resumo
A evasão escolar é um problema que afeta as Instituições de Ensino Superior, sendo mais evidente no primeiro ano do curso. Nesta perspectiva, este trabalho foca no mapeamento do perfil dos alunos ingressantes no Curso de Engenharia Mecânica da UFC – Fortaleza, de forma a desenvolver melhorias nas estratégias de acolhimento e motivação desses estudantes na universidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de cunho qualitativo, aplicada em 2020, antes da suspensão das aulas presenciais, na disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica para 26 estudantes, 24 alunos e 02 alunas, com idade média de 18,4 anos. Para a coleta de dados foi utilizado o formulário eletrônico no Google Form com três questões abertas sobre a compreensão de engenharia mecânica, atribuições profissionais do engenheiro mecânico e, especialmente, sobre suas expectativas quanto ao curso e suas motivações pela escolha do Curso de Engenharia Mecânica da UFC – Fortaleza. O software gratuito IRAMUTEQ foi utilizado para a análise estatística do corpus textual das questões abertas. O corpus geral foi constituído por 26 textos, separados em 101 segmentos de texto (ST). O conteúdo analisado foi categorizado pelo software em quatro classes apresentadas na forma de dendrograma. A pesquisa evidenciou que o estudante entra com uma boa expectativa quanto ao curso escolhido, mas também com preocupação quanto às oportunidades de participação em projetos durante sua formação e a qualidade do aprendizado teórico e, principalmente, prático. Sobre o campo de atuação da engenharia mecânica e do engenheiro mecânico, prevaleceu ainda a associação com a área automobilística e a “resolução de problemas” respectivamente. Mas também a percepção de que a engenharia mecânica é muito ampla, com oportunidades profissionais. Essas, aliás, foram as principais motivações relatadas para escolha do curso.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.