PERMANÊNCIA DO ALUNO UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: SAÚDE MENTAL E RESILIÊNCIA
Resumo
O advento da pandemia de COVID19 impôs uma condição de distanciamento social global por um período prolongado de tempo com impactos nos ritmos de vida, trabalho e educação o que trouxe como consequência as desordens psíquicas de natureza diversa, sobretudo para os estudantes das IES públicas. O Programa de Ações Integradas pela Vida (PÃIM) desenvolveu um serviço de atendimento em saúde mental remoto com o apoio de bolsistas de três Pró-reitorias (PROGRAD/PAIP; PRAE e PREX). Este resumo tem por objetivo apresentar as ações de incentivo a permanência discente desenvolvidas durante o período de vigência do projeto em 2020. Utilizou-se como metodologia o relato de experiências e os dados obtidos através de formulário de inscrição e avaliação. Dentre as intervenções ofertadas por este serviço está o Acolhimento Psicológico. Esta escuta sensível realizada por estagiário do curso de Psicologia e precedida quando necessário pela escuta de curta duração realizada por Psicólogos Voluntários que ofertavam até 3 atendimentos gratuitos. Das 142 inscrições realizadas pelo eixo 1 do “Pãim Solidário”, 107 foram até o final do fluxo. Entre as pessoas atendidos 51% marcaram a opção feminino, 17% masculino e 32% não responderam. Os alunos da UFC corresponderam a 60% do público atendido, sendo o restante de outras IES ou da comunidade. Um número significativo de discentes demonstrou estar em situação de risco, o que demandou um manejo sensível desde o primeiro contato por parte da equipe. Os alunos atendidos apresentavam sintomas como ansiedade, estresse, solidão e fobias diversas. Após os atendimentos estes relatavam a sensação de melhora parcial dos sintomas e o sentimento de ser perceberem mais aptos aos desafios acadêmicos. Conclui-se que iniciativas de promoção da saúde mental e que incentivam uma postura de resiliência frente as adversidades, foram fundamentais durante o período de distanciamento social e ensino remoto para a diminuição da evasão e permanência dos graduandos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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