PESCANDO OS PROFISSIONAIS DO FUTURO – ANO IX: COMO A PANDEMIA DO COVID-19 AFETARÁ OS ALUNOS DA ENGENHARIA DE PESCA?

Autores

  • Richard Roger Soares Ferreira
  • Brena Késsia Nepomuceno de Freitas
  • Elenise Gonçalves de Oliveira
  • Elenise Goncalves de Oliveira

Resumo

É consenso por parte de estudiosos que o ingresso na universidade é um grande desafio, em especial porque a democratização do acesso a ela ainda está em construção. Permanecer na universidade e ter sucesso no percurso formativo é de igual modo desafiador e exige políticas que oportunizem aos estudantes com suas diversas necessidades e particularidades, nela se engajar e desenvolver o sentido de pertencimento a instituição, ao curso, a um grupo, a um projeto de vida. Diante disso, o projeto “Pescando os profissionais do futuro – Ano IX, se propôs a contribuir para a ambientação dos alunos ingressantes da Engenharia de Pesca; promover assistências aos alunos de forma a desenvolver o sentimento de pertencimento a UFC; e realizar ações que cooperassem para mitigar os fatores que levam a evasão escolar. As atividades do projeto tiveram início em fevereiro de 2021. Foram realizadas reuniões, o planejamento das atividades, a elaboração de material para as atividades de ambientação dos alunos ingressantes e divulgação do projeto e outras previstas no modo presencial. Com o surgimento da pandemia provocada pelo Corona vírus (COVID-19), e seguindo determinação da UFC e do governo do Estado do Ceará, as atividades presenciais do projeto foram suspensas. Restou então realizar atividades remotas com os bolsistas, mas o alcance com os ingressantes foi bem limitado, seja pela demora na definição de como o semestre iria continuar, seja por falta de preparo e ferramentas para lidar com a nova realidade. No período relativo ao 2020.2, serão utilizadas ferramentas virtuais para implementar atividades previstas no projeto e será feito um levantamento junto a Coordenação do Curso, para procurar entender o efeito da pandemia no processo de ambientação do aluno ingressante e da permanência ou evasão no curso.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação