PESCANDO OS PROFISSIONAIS DO FUTURO – ANO IX: O DESAFIADOR ANO DE 2020 COM A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Brena Kesia Nepomuceno de Freitas
  • Richard Roger Soares Ferreira
  • Elenise Gonçalves de Oliveira
  • Elenise Goncalves de Oliveira

Resumo

A evasão é uma problemática que, de um modo geral, prejudica tanto as instituições de ensino, quanto alunos. No curso de Engenharia de Pesca da UFC, a evasão é evidenciada e as causas são diversificadas. Assim, pode-se citar desde a falta de conhecimento dos ingressantes em relação ao curso, pouco contato dos alunos de semestres iniciais com os professores da área, a falta de estrutura de laboratórios e vivências práticas e questões pessoais dos alunos. Em 2020, a pandemia provocada pelo COVID-19, adicionou um elemento a mais a essa lista. O projeto Pescando os profissionais do futuro, em seu nono ano de atividade,se propôs a contribuir para a ambientação dos alunos ingressantes da Engenharia de Pesca; promover assistências aos alunos de forma a desenvolver o sentimento de pertencimento a UFC; e realizar ações que cooperassem para mitigar os fatores que levam a evasão escolar. As atividades do projeto se iniciaram em fevereiro de 2020, com reuniões, planejamento das atividades e elaboração do material para palestra de abertura para ambientação dos alunos ingressantes. Em março, devido ao surgimento do COVID-19, uma pandemia sem precedentes na história, as atividades presenciais do projeto foram suspensas, acatando determinação dos gestores da UFC e do governo do Estado. Enquanto aguardava uma definição por parte da UFC de como o semestre de 2020.1 continuaria, e mesmo após a sua definição, atividades com a equipe do projeto foram realizadas, mas o agravamento da pandemia do COVID-19, vindo a exigir isolamento social e lockdown, somado a dificuldades com internet, uso de plataformas digitais e questões pessoais, prejudicaram a implementação do calendário de atividades do projeto. A persistência da pandemia continua exigindo atividades não presenciais agora em 2021, mas a experiencia acumulada, certamente irá cooperar para a realização de atividades com os ingressantes do 2020.2, e contribuir com a temática da ambientação dos alunos e redução da evasão escolar.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação