PÃIM SOLIDÁRIO: ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO REMOTO AOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS ATINGIDOS PELA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
O advento da pandemia de COVID19 impôs uma condição de distanciamento social global por um período prolongado de tempo com impactos nos ritmos de vida, trabalho e educação o que trouxe como consequência as desordens psíquicas de natureza diversa, sobretudo num grupo de trabalhadores os professores das escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acolhimento psicológico realizado de forma remota com profissionais da educação da rede pública de ensino (docentes e técnicos administrativos). Como metodologia de estruturação do relato utilizou-se a descrição da experiência e a análise dos dados obtidos através de questionários para a mensuração dos resultados. Durante o período de 25 dias, entre setembro e outubro de 2020, 25 pessoas solicitaram inscrição por demanda espontânea. Estes foram encaminhadas à Central de Agendamento que realizou o contato inicial e o levantamento de demanda encaminhando o usuário para um estagiário ou extensionista para a realização do acolhimento ou psicólogo voluntário, o qual ofertava até 3 atendimentos remotos. Assim, 16 pessoas (5 homens e 11 mulheres) foram acolhidos. Destes, 9 apresentaram como motivação os sintomas de ansiedade. Nas avaliações 60% disseram que nunca tinham feito algum tipo de atendimento psicológico. O mesmo percentual alegou que pretendia continuar com terapia após o acolhimento. Sobre a sensação de solidão, no início do processo 38% disseram senti-la sempre ou quase sempre, ao final este percentual reduziu para 20%. A ação alcançou as metas pré-definidas apoiando emocionalmente as pessoas, através de um espaço remoto seguro e da formação de um vínculo pela empatia e aceitação incondicional que lhes propiciou vazão aos sentimentos de ansiedade e angústia o que impactou de forma direta sobre a sensação de solidão. Considera-se que a estruturação de mais ações como esta podem ser uma opção para as demandas que poderão surgir no ano de 2021 ainda como efeitos da pandemia.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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