TECENDO HUMANIDADES - INTERSECÇÕES NECESSÁRIAS NA PESQUISA DO IMPACTO DA PANDEMIA NO SEMESTRE 2020.1 DOS ESTUDANTES DO CENTRO DE HUMANIDADES
Resumo
A pandemia mundial que se inicia no final do ano de 2019 e se estende durante todo o ano de 2020 transformou a experiência social dos estudantes de universidades de todo o Brasil. Devido as medidas sanitárias adotadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o distanciamento social, aulas remotas e políticas de incentivo a educação e assistência para os estudantes que carecem de tecnologia de qualidade para estudo remoto se tornaram as principais discussões entre os discentes e docentes da UFC. Nesse contexto o projeto Tecendo Humanidades se insere na construção de um instrumento de pesquisa para captação de dados sobre a experiência dos estudantes do centro de humanidades na pandemia, nos concentramos em investigar quais as queixas e opiniões dos estudantes do centro de humanidades sobre as medidas e políticas de incentivo adotadas pela Universidade Federal do Ceará. Durante o processo de iniciação da pesquisa foi construído um questionário virtual para circulação entre os estudantes do centro de humanidades que exigiu dos bolsistas e do coordenador do projeto reflexões que humanizassem o sentido da pesquisa, cobrando importantes intersecções para compreensão da nova realidade das universidades brasileiras. Algumas variáveis tiveram de ser acrescentadas para complexificar o nosso entendimento sobre o reflexo da pandemia na experiência dos estudantes, sendo essas variáveis: gênero, raça/etnia e classe.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.