TRABALHANDO O CÁLCULO I EM AMBIENTES REMOTOS: DESAFIOS IDENTIFICADOS
Resumo
Ao longo dos últimos semestres, percebeu-se um crescente número de alunos que se evadem dos cursos da FEAAC ainda nos primeiros anos da graduação e, ao iniciar o levantamento dos possíveis motivos para essa evasão estudantil, identificou-se que o quantitativo de alunos que reprovam nas disciplinas equivalentes a Cálculo I, também cresceu nos últimos anos chegando ao patamar de 55% no semestre 2019.2. Diante disso, este projeto se propôs a ajudar, por meio de um grupo de estudos direcionado às disciplinas de Cálculo I, os alunos matriculados durante o semestre 2020.1 e 2020.2, visando reduzir, principalmente, o quantitativo das reprovações por frequência, para indiretamente diminuir a evasão estudantil nessa etapa inicial da graduação, caso esta hipótese seja confirmada ao final do projeto, no entanto, o início da pandemia não estava previsto na referida hipótese. Nesse cenário de Atividades Remotas, o maior problema encontrado foi desenvolver as atividades online e alcançar os alunos durante a pandemia, pois boa parte das atividades desenvolvidas não davam para ser feitas online, devido a diversos problemas, como: internet, equipamentos, qualidade. Mesmo assim, conseguimos um bom índice de aprovação dos alunos da cadeira de Cálculo que participaram do projeto, porém não obtivemos ainda os dados sobre evasão dos cursos, e ainda é preciso analisar quanto a pandemia afetou a evasão para que possamos avaliar de melhor maneira os resultados do projeto. Com um formulário online, analisamos os dados e utilizamos medidas de tendência central para avaliar quais dificuldades encontradas entre os alunos, como essas dificuldades os impactaram. Os resultados negativos encontrados mostram como o ensino remoto pode impactar no resultados dos alunos e como é importante um melhor preparo do ambiente.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.