TRABALHANDO O CÁLCULO I EM AMBIENTES REMOTOS: SUPERANDO DIFICULDADES
Resumo
Ao iniciar o projeto, pretendia‐se que os bolsistas apoiassem os alunos matriculados nas disciplinas de Matemática Aplicada à Administração I, Cálculo e Geometria Analítica I e Economia Matemática I nos semestres 2020.1 e 2020.2, por meio da ampliação dos conceitos apresentados pelos professores e da resolução de exercícios, além da realização de simulados e testes rápidos para uma melhor assimilação dos conteúdos. O projeto inicialmente pretendia acompanhar os alunos durante três horas semanais e foi dirigido aos alunos da FEAAC. Nas aulas iniciais, foi contemplando o conteúdo de cálculo trabalhado por cada professor em sala de aula, bem como a revisão de conteúdos de pré-cálculo, retirando dúvidas e reforçando partes importantes. No entanto, com o início da pandemia, muitos problemas se desencadearam, tais como o encerramento das aulas do projeto de forma presencial, a pausa das aulas gerais até julho, fazendo com que os alunos passassem um longo período sem exercícios acadêmicos e isso, sem dúvidas, limitou o projeto. Mesmo com essas dificuldades, houve o acompanhamento via redes, auxiliando os alunos no que foi necessário e possível, com gravação de vídeos etc. E os poucos alunos que participavam do projeto tiveram um bom desempenho na disciplina. Apesar das dificuldades apontadas, o Projeto permitiu que eu melhorasse minha didática em sala de aula, bem como a forma de eu me portar diante das adversidades encontradas durante as monitorias. Ademais, o projeto me estimulou a buscar e a manter um nível acadêmico acima da média, retirando-me da zona de conforto. Tem-se, enfim, como sugestão para atividades futuras, buscar ampliar o leque de alunos com dificuldades de acesso, tanto aos livros acadêmicos, como a internet, desenvolvendo meios de instruir os alunos de primeiro semestre, de forma a mostrá-los não somente o espaço da Universidade, como também as possibilidades dentro do curso. Isso com o fito de estimular a permanência e a aderência dos alunos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.