TRABALHANDO O CÁLCULO I EM AMBIENTES REMOTOS: SUPERANDO DIFICULDADES

Autores

  • Ana Rayssa Lopes Lyra
  • Danielle Augusto Peres

Resumo

Ao iniciar o projeto, pretendia‐se que os bolsistas apoiassem os alunos matriculados nas disciplinas de Matemática Aplicada à Administração I, Cálculo e Geometria Analítica I e Economia Matemática I nos semestres 2020.1 e 2020.2, por meio da ampliação dos conceitos apresentados pelos professores e da resolução de exercícios, além da realização de simulados e testes rápidos para uma melhor assimilação dos conteúdos. O projeto inicialmente pretendia acompanhar os alunos durante três horas semanais e foi dirigido aos alunos da FEAAC. Nas aulas iniciais, foi contemplando o conteúdo de cálculo trabalhado por cada professor em sala de aula, bem como a revisão de conteúdos de pré-cálculo, retirando dúvidas e reforçando partes importantes. No entanto, com o início da pandemia, muitos problemas se desencadearam, tais como o encerramento das aulas do projeto de forma presencial, a pausa das aulas gerais até julho, fazendo com que os alunos passassem um longo período sem exercícios acadêmicos e isso, sem dúvidas, limitou o projeto. Mesmo com essas dificuldades, houve o acompanhamento via redes, auxiliando os alunos no que foi necessário e possível, com gravação de vídeos etc. E os poucos alunos que participavam do projeto tiveram um bom desempenho na disciplina. Apesar das dificuldades apontadas, o Projeto permitiu que eu melhorasse minha didática em sala de aula, bem como a forma de eu me portar diante das adversidades encontradas durante as monitorias. Ademais, o projeto me estimulou a buscar e a manter um nível acadêmico acima da média, retirando-me da zona de conforto. Tem-se, enfim, como sugestão para atividades futuras, buscar ampliar o leque de alunos com dificuldades de acesso, tanto aos livros acadêmicos, como a internet, desenvolvendo meios de instruir os alunos de primeiro semestre, de forma a mostrá-los não somente o espaço da Universidade, como também as possibilidades dentro do curso. Isso com o fito de estimular a permanência e a aderência dos alunos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação