TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA DE INCLUSÃO E FLEXIBILIDADE PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Marcus Vinicius Alves Pinheiro
  • Dídian Costa Grangeiro da Silva
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

Devido a pandemia causada pelo COVID-19, uma série de atividades foram cessadas ou adaptadas para garantir as medidas de isolamento e/ou distanciamento social indicadas pela OMS, sendo descontinuadas as aulas das IES 's brasileiras. A portaria nº 343, de 17 de março de 2020, estabeleceu o plano de Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas universidades, uma medida que alterou rapidamente as relações de ensino/aprendizagem nas universidades públicas, já que não considerou elementos de ordem estrutural, física e psicológica dos alunos nessas instituições. Considerando este cenário, o presente trabalho descreve a aplicação da metodologia de trilhas de aprendizagem à disciplina de Ensino de Matemática, no semestre de 2020.1. O acesso ao material de estudo foi disponibilizado através do SIGAA, Whatsapp e Google Meet, permitindo aos alunos desenvolverem atividades de forma síncrona e assíncrona. A escolha das trilhas de aprendizagem foi baseada na ementa da disciplina e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dividindo-se em: Números, Geometria, Álgebra, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Ao final de cada trilha foram apresentadas aos alunos quatro perguntas para fomentar o pensamento crítico e argumentação sobre os assuntos estudados. As respostas poderiam ser realizadas individualmente, em dupla ou grupos, em diversos formatos, sendo aceito podcasts, poesias, textos, quadrinhos, desde que relacionados aos temas estudados. Como atividade final da disciplina foi pedido aos alunos que desenvolvessem um recurso inter e intradisciplinar às trilhas abordadas para ser aplicado em uma aula de matemática em formato remoto. Através desta experiência foi possível perceber o quanto a flexibilidade do acesso, desenvolvimento e execução colaborou na potencialização do protagonismo dos alunos na disciplina. O desenho da disciplina orientado às necessidades específicas dos alunos resultou em alto engajamento e obtenção de trabalhos diversos e criativos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação