UMA NOVA IDENTIDADE VISUAL: A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MODELO GRÁFICO PARA REDES SOCIAIS DA PROGRAD
Resumo
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD UFC), por meio da Divisão de Comunicação, torna públicas as notícias, ações e documentações relacionadas à graduação na UFC através de seu site e redes sociais agregadas. São informações que vão desde editais de ingresso na instituição a entrega de diplomas, sendo fundamentais para o exercício das atividades acadêmicas na instituição. Foi feita uma pesquisa exploratória no Pinterest, no Canva e no Issuu, em busca de referências criativas de identidade visual de marcas e tendências do design gráfico para 2020. No Instagram, perfis mostram a aplicação de identidades visuais criativas e, de acordo com Cameira (2020, p. 20), o design ajuda a gestão de marca em estratégia, inspirações, aspirações, bem como a se aproximar do público. Visando modernizar e melhorar a comunicação com o seu público, que é majoritariamente de jovens estudantes da própria instituição e futuros alunos, foi criado um novo projeto gráfico para as redes sociais da PROGRAD. Farina (2011, p. 2) diz que as cores atuam sobre o subconsciente dos consumidores, permitindo usá-las conforme os objetivos da marca, então as cores foram escolhidas para o projeto de modo que harmonizam as peças e atraem atenção do público. Os resultados obtidos até agora, foram a divulgação de informações em redes sociais, convidando o público a conhecer as ações institucionais gerenciadas pela PROGRAD em suas redes sociais. A conta de Instagram, criada em março deste ano, já utilizando esta identidade visual, possuía em nove meses de atividade mais de 3,7 mil seguidores, sem uso de ferramentas pagas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.