A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ACERCA DA FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO PARA ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Resumo
Introdução: O interesse em conhecer as alterações decorrentes do envelhecimento humano ganha maior importância a partir do momento em que a expectativa de vida está aumentando e consequentemente temos o crescimento do número de indivíduos com idade acima de 60 anos. Nessa perspectiva, diante dessa mudança demográfica há um crescimento na demanda por assistência especializada à população idosa na atenção em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) ao promoverem uma capacitação aberta sobre Fisiologia do Envelhecimento. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da realização, por membros da LAGG-CE, de uma capacitação aberta sobre Fisiologia do Envelhecimento, promovida em junho de 2020. O público-alvo foram cerca de 30 acadêmicos de variados cursos da área da saúde. A capacitação foi ministrada por um professor universitário, docente da Universidade Federal do Ceará, de forma remota via plataforma Google Meet por meio de apresentação audiovisual. Resultados: Devido às importância e relevância do conteúdo abordado para a formação de futuros profissionais da saúde que prestarão assistência direta a população idosa, os acadêmicos dos cursos da saúde se mostraram interessados em participar da capacitação com essa temática, de forma a ocorrer um feedback positivo após o término da palestra. Conclusão: Promover capacitações que abordem temas essenciais à compreensão da geriatria e gerontologia são de extrema importância aos acadêmicos da área da saúde, pois além de corroborar com o conhecimento acerca da saúde do idoso, permitirá a formação de futuros profissionais sensíveis e com conhecimento para atender essa parcela tão importante da população.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.