A INFLUÊNCIA DOS DRAMAS ASIÁTICOS NAS PRÁTICAS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS
Resumo
Com o fenômeno da globalização e a facilidade de acesso a internet, as possibilidades de desenvolvimento, compartilhamento e criação de conteúdos em ambientes virtuais aumentou consideravelmente, assim como a disseminação e disponibilização de conteúdos que antes não seriam facilmente acessados. Dessa forma se tornou possível o consumo de produtos culturais com temáticas Orientais por todo o Ocidente, onde até então era um território pouco explorado, visto que as produções, principalmente norte-americanas, dominavam o mercado cultural. Em razão disso, com a experiência na disciplina de Estudos de Comunidades e de Usuários, do curso de Biblioteconomia, se originou o questionamento sobre a existência da influência da cultura oriental nos brasileiros que consomem dramas asiáticos, popularmente conhecidos como doramas, um produto midiático cultural da Ásia que está em ascensão, atraindo novos públicos e tornando-se um entretenimento de mercado lucrativo. Metodologicamente, usa-se a pesquisa exploratória e descritiva que tem por objetivo, obter dados sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada. A partir das análises, percebe-se que, por causa do consumo de dramas asiáticos o crescimento na interação dos usuários é considerável pois se identificam como grupos de interesse comum, que acabam tornando a interação mais consistente e a divulgação dos dramas ainda mais ampla. Os consumidores estabelecem práticas próprias, como por exemplo a aquisição de produtos como roupas, maquiagens, alimentos, músicas, dentre outros, influenciados pelo interesse nos dramas. Deste modo, conclui-se que o consumo de doramas afeta também as práticas culturais de consumo dos brasileiros, sendo os doramas um dos aspectos potencializadores dessas novas práticas de consumo, levando esses brasileiros a uma cultura de convergência com a Ásia.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.