ATIVIDADES DE BOLSISTA DESENVOLVIDAS NO PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL DA FOZ DO RIACHO MACEIÓ, FORTALEZA, CEARÁ
Resumo
O presente trabalho visa relatar as experiências e atividades desenvolvidas no âmbito da bolsa de iniciação acadêmica, na execução do Projeto de Monitoramento Ambiental da foz do Riacho Maceió, Fortaleza, Ceará. A foz do Riacho Maceió está localizada na Praia do Mucuripe, no setor norte da cidade de Fortaleza e faz parte do Sistema Hídrico Papicu/Maceió. O objetivo deste estudo é realizar um monitoramento ambiental da área e, a partir daí, propor medidas mitigadoras que minimizem ou eliminem os impactos adversos. Trata-se de um ambiente que sofre inúmeros impactos, desde o lançamento de esgotos domésticos, lixo e resíduos de diversas naturezas, alterando significativamente as suas feições morfológicas e comprometendo a qualidade da água deste recurso hídrico. Inicialmente foi realizado um diagnóstico in loco, identificando-se os pontos mais críticos em termos de poluição, as fontes de poluição e o grau de degradação da área. A partir daí foi elaborado um mapa base e o georreferenciamento dos pontos de amostragem. Posteriormente, foram realizadas as coletas de cinco amostras de água e sedimento e em laboratório foram feitas análises granulométricas, determinação dos teores de carbonato de cálcio e matéria orgânica no sedimento e a quantificação das concentrações de coliformes termotolerantes na água. Os resultados obtidos indicam alterações no substrato e contaminação bacteriológica da água, comprometendo a qualidade ambiental deste corpo d´água. Foi feita ainda, a análise, interpretação e tabulação dos dados obtidos, pesquisa bibliográfica sobre trabalhos relacionados ao tema em estudo e a redação de manuscritos para submissão em eventos científicos. Apoio: PRAE/UFC; LABOMAR/UFCDownloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.