CAPACITAÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA DOCENTES DO ENSINO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: No ambiente escolar, caso ocorra um acidente, os profissionais da educação são os primeiros responsáveis a realizarem alguma ação. Logo, o ensino de Primeiros socorros deve ser difundido a essa comunidade de forma constante e atualizada. Objetivos: Relatar experiência da realização de capacitação sobre Primeiros Socorros para professoras da rede particular de ensino. Metodologia: Relato de experiência referente à realização de capacitação sobre Primeiros Socorros para professoras do ensino infantil, oferecido pelo Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar, realizado no dia 07 de março de 2020, de 8 as 11 horas. A ação contou com 18 participantes. Resultados: A capacitação foi dividida em dois momentos, teórico e prático. No primeiro, foram abordados os temas OVACE, RCP e Controle de Hemorragias em palestras ministradas por acadêmicos de enfermagem, com abordagem voltada para faixa etária de até 5 anos. A continuação se deu com as práticas utilizando bonecos de simulação (adulto e criança), materiais para controle de hemorragias e DEA de treinamento. Terminadas as práticas, foram realizadas competições, para incentivar a fixação do conteúdo. Durante todo o treinamento foi enfatizado a importância do treinamento na área e da existência de um kit de primeiros socorros no estabelecimento. Conclusão: É necessária a capacitação constante dos docentes em primeiros socorros afim de que haja melhora da prática desses e na adaptação nas condutas universais, possibilitando aos acadêmicos a criação de estratégias que facilitam a adaptação destas condutas a realidades e situações diversas. Também, foi percebida a importância da existência de um kit de primeiros socorros em ambientes escolares.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.