CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19 ATRAVÉS DO
Resumo
Durante a pandemia por COVID-19, houve um aumento na tendência de realização de cursos gratuitos em plataformas on-line, como forma de adaptação ao isolamento social. Nesse contexto, ocorreu a realização do "I Curso sobre Aprendizagem e seus Transtornos na Infância e na Adolescência". Esse relato tem como objetivo descrever a experiência de organização e o impacto do curso naqueles que participaram. O evento, divulgado via Instagram, foi gratuito e realizado pela Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil (LINEPI) da Universidade Federal do Ceará, entre os dias 23 a 27 de Novembro de 2020, por meio de palestras ministradas por profissionais especializados transmitidas no Youtube. Foram, ao todo, 400 inscritos antes do início do curso, com a participação ativa de 217 pessoas. Ao final do evento, os participantes comprovaram sua presença preenchendo um formulário eletrônico em que escreviam as palavras-chave que apareciam ao longo das aulas - nesse formulário, os inscritos puderam compartilhar suas opiniões sobre o evento. O curso teve como resultado a ampla propagação de conhecimento científico sobre o tema de aprendizagem e seus transtornos na infância, discutindo assuntos como Epilepsia e Autismo, no contexto escolar. Observou-se uma presença majoritária de estudantes das áreas de Psicologia, Pedagogia e Medicina. No entanto, profissionais e leigos também constituíram parte dos inscritos. A interação dos inscritos durante as palestras e os seus Feedbacks foram bastante positivos. Assim, conclui-se que o evento foi bem sucedido ao se aprofundar em debates pertinentes à atualidade e pouco abordados de maneira científica na mídia. Além disso, o ambiente virtual proporcionou maior interação entre participantes e palestrantes evidenciando, portanto, os benefícios das mídias para a propagação de conhecimentos científicos. O curso se provou uma experiência enriquecedora tanto para os organizadores do evento - os integrantes da LINEPI - quanto para os ouvintes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.