HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Humanizar as práticas de cuidado envolve respeitar a singularidade do ser humano e para cuidar de maneira humanizada, o profissional da saúde, em especial o enfermeiro, deve tornar mais humano o processo saúde-doença, favorecendo a produção de vínculos terapêuticos entre sistema, equipes e usuários. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem no debate sobre humanização. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência a partir da realização de atividades sobre a humanização no atendimento, que culminaram em um seminário apresentado por estudantes do 1º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, em setembro de 2020, na disciplina de Processo Histórico da Enfermagem. A apresentação foi pautada em artigos do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), que fomentaram a discussão acerca da atuação do enfermeiro, assim como das relações dentro do sistema de saúde. RESULTADOS: Com a apresentação do seminário, iniciou-se um debate, no qual os estudantes e a professora comentaram sobre o tema, destacando os pontos do atendimento humanizado e do cuidado holístico. Através das pesquisas realizadas, chegou-se à conclusão de que a humanização vai além de um conceito de otimização do atendimento ao usuário, mas se trata da essência humana da empatia e reconhecimento da subjetividade de cada indivíduo. A partir disso, enxerga-se os danos que o modelo biomédico traz às relações profissional-paciente e profissional-profissional, pois gera distância entre cada agente desse processo, bloqueia a comunicação e constrói uma saúde desumana e menos integral. CONCLUSÃO: A atividade teve grande importância na formação acadêmica e dos estudantes do primeiro semestre, pois possibilitou a compreensão da atuação do enfermeiro e do processo de humanização na assistência. Logo, conclui-se que humanização e enfermagem sempre estiveram interligadas pelo cuidado holístico, cujo objetivo é a qualidade de vida do paciente.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.