IMPLEMENTAÇÃO DOS MAPAS DE RISCOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Nos laboratórios das instituições de ensino superior realizam-se diversas atividades que envolvem inúmeros riscos. Nesse contexto, insere-se o mapa de risco que consiste em representar qualitativamente os riscos potencialmente prejudiciais à saúde dos trabalhadores, cuja origem decorre dos elementos do processo laboral ou da forma de organização do trabalho. Valendo-se da participação nas inspeções enquanto bolsista na Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - DESMT e consulta ao controle de treinamentos realizados e mapas de riscos avaliados, realizou-se uma pesquisa quantitativa referente ao período de janeiro de 2017 a maio de 2019 objetivando analisar o processo de implementação dessa ferramenta de prevenção de acidentes nos laboratórios do Campus do Pici. A DESMT é responsável pela elaboração de ações de saúde e segurança no trabalho no âmbito da Universidade Federal do Ceará, e a partir de 2017 definiu o processo de efetivação deste documento em três fases: treinamento prévio ministrado pela divisão, elaboração por parte dos usuários dos ambientes, seguido de avaliação e anuência da Divisão. Posteriormente, o documento era fixado no ambiente, devendo ser revisado sempre na ocorrência de alterações que modificassem a situação vigente. Os dados demonstram a evolução gradativa no número de treinamentos, onde a ação intitulada “noções para elaboração de mapa de risco”, representa 30% em relação ao total, corroborando o aumento no número de mapas. Após o período analisado 20,93% dos ambientes inspecionados contavam com esta ferramenta, implicando aumento de cerca de 15,11%. Pode-se concluir que a elaboração dos mapas de riscos na instituição consiste em um processo educativo, que integra trabalhadores, estimula a participação nas atividades de prevenção e gera uma reflexão sobre a organização do trabalho. Em relação aos números, embora distante da situação ideal, são considerados positivos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ferreira Maciel, C., Souza de Araújo, I., Gomes Damasceno, V., & Lidiane de Sousa Leitao, A. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DOS MAPAS DE RISCOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3906. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64432
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.