O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Com o advento da Internet, as mídias sociais tornaram-se um ótimo instrumento de ensino, pois promove interação rápida que transpõe as barreiras físicas e temporais; além de atingir qualquer público, independente do gênero, idade e poder socioeconômico. Objetivou-se descrever a experiência dos alunos do curso de Farmácia na utilização das mídias sociais para disseminar o conhecimento em saúde. Elaborou-se um curso online, centrado na saúde do idoso, utilizando o Instagram e YouTube do projeto de extensão. O curso ocorreu em julho de 2020 e contou com palestras voluntárias de 5 farmacêuticos e 1 educador físico. As transmissões eram ao vivo, mas permaneciam gravadas. Os temas abrangeram as áreas da microbiologia médica, doenças crônicas, hematologia, atividade farmacêutica na atenção básica em saúde e atividade física. Obteve-se 123 inscritos, 20,3% do sexo masculino e 79,7% feminino, sendo estes residentes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país. Dentre eles, 30,1% se identificaram como profissionais da saúde, 69,1% como estudantes e 0,8% como outro. Dos estudantes, 89,4% eram da graduação, 2,4% da pós-graduação, 1,2% do mestrado, 5,8% do nível técnico e 1,2% do ensino médio. Dos conteúdos expostos, verificou-se que a live sobre hematologia teve a maior participação ao vivo de expectadores, em contrapartida a de atividade física teve a menor. Através do chat, muitas perguntas foram feitas e prontamente esclarecidas; algumas experiências foram relatadas e o público mostrou-se satisfeito com a didática e os assuntos abordados. Apesar dos cursistas possuírem escolaridades diferentes e os conteúdos abordados não serem sempre específicos de seu interesse, isto não impediu a compreensão do conhecimento, mostrando assim, que o uso das mídias sociais é eficaz e de amplo alcance no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.