PANDEMIA E ATIVIDADE DESPORTIVA: O IMPACTO NA SELEÇÃO DE BASQUETE MASCULINO DA UFC
Resumo
No ano de 2020 a pandemia do Corona Vírus (Covid 19) afetou as mais diversas atividades de toda população mundial. Praticamente todos os setores, para se adaptar à pandemia, tiveram suas cargas horárias reduzidas, outros foram totalmente paralisados, podendo destacar nesse último o setor de atividades desportivas. A seleção de Basquetebol Masculino da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi atingida por esse distanciamento encontrando diversos desafios para superar a paralização das suas atividades esportivas presenciais, ocorrida em março de 2020. Entretanto, quando se trata de Rendimento Desportivo, a descontinuidade de atividade física frequente causa um grande prejuízo na sua performance, e a nível universitário as exigências são acima da média da prática esportiva da população geral, sendo superada em exigência apenas por equipes profissionais, que contam com uma estrutura esportiva mais especializada e em condições de enfrentar melhor momentos como esse. O objetivo do trabalho é apresentar a dinâmica da seleção de Basquetebol masculino da UFC durante o distanciamento social e analisar os resultados esportivos na temporada de 2020. A apresentação ocorrerá através de um relato de experiências estudantis de atletas da equipe, informando a rotina e etapas de treinamento ao longo do ano, buscando associar com os resultados esportivos os aspectos que beneficiaram ou prejudicaram na performance.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Italo Rodrigues Gomes, F., Bezerra Nunes, L., Oliveira Reis, L., Henrique Rocha Cardoso, J., & Lins de Souza, W. (2021). PANDEMIA E ATIVIDADE DESPORTIVA: O IMPACTO NA SELEÇÃO DE BASQUETE MASCULINO DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3928. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64454
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.