VISITAS DOMICILIARES DO PROJETO SERRINHA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR (PROSAF) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: Devido à pandemia por COVID-19 e à paralisação das atividades presenciais do PROSAF, surgiram demandas das comunidades acompanhadas pelo projeto. A visita domiciliar é uma estratégia que visa normatizar a redução por atendimento hospitalar e garantir a continuidade do cuidado pela equipe multidisciplinar. Objetivo: Descrever a experiência e adaptações das visitas domiciliares realizadas pelo PROSAF durante a pandemia por COVID-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades de extensão realizadas durante a pandemia pela COVID-19 no Morro Santiago. Foram realizadas avaliações quanto à necessidade das visitas junto aos Agente Comunitário de Saúde (ACS), como uma forma de diminuir a exposição das pessoas em situação de vulnerabilidade à contaminação pelo COVID-19 .Para nossas atividades, seguimos as recomendações da Sociedade Brasileira de Saúde da Família e Comunidade. Resultados: Foi realizada uma visita domiciliar de puericultura, onde foi conversado sobre o desenvolvimento infantil e os cuidados necessários durante o período de pandemia, como o uso de máscara, distanciamento social e as orientações quanto aos cuidados na entrada ao domicílio (descontaminação de compras e roupas). Conclusão: A experiência no desenvolvimento nas visitas domiciliares foi de extrema relevância para a formação acadêmica dos extensionistas, aperfeiçoando a comunicação de forma simples e objetiva. A visita domiciliar feita por estudantes junto a profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) permitem um acompanhamento longitudinal e um atendimento integral abordando pacientes que não têm facilidade de acesso à UBS. Concomitantemente, desenvolvem-se habilidades interprofissionais, essenciais ao dia a dia do profissional de saúde.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.