31 ANOS DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA DA ONU: AVANÇOS E DESAFIOS.
Resumo
A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989. Entrou em vigor em 2 de setembro de 1990. Dentre todas as ferramentas utilizadas para a manutenção dos direitos humanos, os direitos das crianças são os mais aceitos e postos em vigor ao redor do planeta, tendo sido legitimados por 196 países. Os direitos de crianças e adolescentes são universais, juntamente com a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente garante o princípio da prioridade absoluta para os direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar. O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação sobre os avanços e os desafios dessa política. Em termos de efetivação dos direitos humanos da criança, onde se conseguiu avançar e onde ainda é possível avançar mais. A metodologia estabelecida para a apresentação deste trabalho foi formulada a partir da participação no Seminário Internacional - 31 Anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, promovido pelo Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS), da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 de maneira remota. Os resultados obtidos a partir deste Seminário Internacional foram a formulação de materiais acadêmicos que constatam os principais avanços e desafios na validação dos direitos das crianças e adolescentes, além de fomentar a produção científica na área proporcionando apresentação de trabalhos e debates durante a vigência do Seminário. As conclusões prévias deste trabalho demonstram em grande parte êxito na legitimação destes direitos. Por fim, deixo aqui o agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa que possibilitou financiar este trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.