A ATUAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS BANCADAS TEMÁTICAS DENTRO DA C MARA DOS DEPUTADOS NA 55 E 56 LEGISLATURA (2015-2023)
Resumo
As bancadas temáticas(BT) e frentes parlamentares(FP) são um fenômeno em expansão ao longo do tempo, ganhando espaço, gradualmente, junto à mídia e debates acadêmicos. Estão relacionadas, sobretudo, as bancadas do boi, bala e bíblia, conhecidas popularmente como “BBB”. Normalmente, as bancadas são apontadas como fator determinante, exercendo forte pressão na aprovação de leis e liberação de emendas parlamentares. Normalmente, questões de por que esse tipo de organização vem ganhando força, suas formas de agir e, até mesmo, qual seria a diferença de FP em relação a bancadas, necessitam de mais atenção de grande parte da imprensa e de pesquisadores que estudam esse tema direta ou indiretamente. Percebemos um aumento na quantidade de estudos focados em determinada BT ou FP em específico, porém investigações voltadas para dinâmica da ação (formas de agir) e a diferença teórica e metodológica entre os dois conceitos ainda não foram suficientemente discutidas. Afinal, por quais motivos deputados de diferentes partidos, muitas vezes com posições opostas dentro da câmara, estariam juntos? Quem são os participantes das bancadas e como se articulam em relação aos líderes partidários? Os partidos estariam perdendo força dentro da arena parlamentar, não conseguindo mais aglutinar seus membros? Quais os fatores que poderiam colaborar para a formação desses grupos? Estas são algumas das questões que orientam nossa pesquisa. Nossos objetivos são, diferenciar as FP e BT, expondo os fatores de suas existências, saber quais as principais ações que elas exercem dentro do parlamento e qual sua força em relação aos partidos. Mapear os componentes das FP para averiguar em quais comissões parlamentares eles estão presentes. Analisar possibilidade de influência das comissões especiais na possível formação das BT. Estudar a formação de grupos de interesses e como os parlamentares atuam para impulsionar temas que versam para construção de capital político. A pesquisa tem o apoio da FUNCAP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.