A FIM? LÊ AÍ! SOBRE O EXERCÍCIO DO EMPREENDEDORISMO EMOCIONAL NOS PERFIS DO SCRUFF
Resumo
A partir de pesquisa imersiva no Scruff, aplicativo móvel voltado para interação amorosa/sexual entre homens, pretendemos discutir como essas relações têm se constituído nas redes digitais, percebendo de que maneira o discurso do empreendedorismo impacta a vida privada, orienta a composição de perfis e regula as trocas dentro do app. Nosso objetivo consiste em compreender de que forma a flexibilização, percebida na dinâmica atual dos processos produtivos, impõe-se como uma lógica e um procedimento na composição de perfis em aplicativos de relacionamento entre homens e de que maneira ela se expressa na dinâmica das relações sociais produzidas nesses espaços. As categorias analíticas mobilizadas nessa pesquisa foram: flexibilização, empreendedorismo emocional, aplicativos de busca e mercado. Os dados foram coletados a partir do acesso de aproximadamente trinta perfis de homens, entre 22 e 45 anos, que residem na cidade de Fortaleza e em região metropolitana. A pesquisa centrou-se na observação e análise do conteúdo textual disponível nos perfis e, em um segundo momento, por interações diretas com os usuários que se deram tanto a partir do envio de um formulário pelo Google Forms, onde constavam perguntas que envolviam desde aspectos socioeconômicos (como profissão, nível educacional, renda familiar, bairro, raça, idade, identidade de gênero e orientação sexual) a questões direcionadas às formas de uso da plataforma (como tempo diário dedicado aos aplicativos, como enxergavam as relações produzidas nesses espaços, dentre outras.) como também por conversas realizadas pelo Google Meet.Concluímos que, por se tratarem de plataformas comerciais, os aplicativos criam um enquadramento estratégico para as interações e para os modos de produção de si a ponto dos usuários não se reconhecerem fora do estratégico. Esse enquadramento se dá a partir de um script, um roteiro, que funciona tanto enquadrando as interações como as formas de textualização de si.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.