A PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS EM RELACÃO AO ESPAÇO VIVENCIADO EM COMUNIDADES PESQUEIRAS DE ICAPUÍ-CE
Resumo
O termo percepção ambiental refere-se às formas como os indivíduos percebem o meio, o que conhecem e esperam dele e como o utilizam. Com o intuito de entender as mudanças nas relações de uso e ocupação em comunidades tradicionais de pesca artesanal em Icapuí-CE desenvolveu-se oficinas de desenho com crianças das comunidades Retiro Grande e Ponta Grossa. O desenho representa a realidade da criança e deve ser interpretado a partir do contexto no qual a criança está inserida. Buscar entender a percepção das crianças é buscar compreender a sociedade, visto que as crianças vivenciam o espaço e relacionam-se com o mundo do trabalho mesmo quando não exercem uma atividade produtiva remunerada. Os desenhos das crianças de Ponta Grossa enfatizaram os empreendimentos turísticos evidenciando a relevância da atividade na realidade e no imaginário das crianças. Já as crianças de Retiro Grande retrataram os animais marinhos e a pesca. As comunidades, apesar de historicamente ligadas à pesca artesanal, tem passado por processos de mudanças nas relações de uso e ocupação influenciadas por agentes socioambientais e econômicos. Em Ponta Grossa está ocorrendo uma tendência da migração das atividades pesqueiras para o turismo, principalmente entre os jovens. A faixa de praia tem recuado nos últimos anos, proporcionando uma extensa área onde os moradores construíram pousadas e restaurantes. Já em Retiro Grande, a erosão tem predominado no balanço sedimentar dos últimos anos. O acesso da comunidade para o centro de Icapuí também ocorreu mais tardiamente, contribuindo para um maior isolamento. Atualmente não se desenvolve atividades turísticas e as principais atividades continuam sendo a pesca e a agricultura. Apesar das comunidades terem em comum a cultura relacionada com o mar, e apresentarem em seu modo de vida comunitário a perpetuação de costumes e saberes, elas estabelecem relações distintas com os sistemas ambientais e sociais, incorporando novos valores e se modificando.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.