A RELEVÂNCIA DO COMPLEXO DA REPRODUÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DA GENERIDADE HUMANA
Resumo
O filósofo húngaro György Lukács, em sua obra intitulada Para uma ontologia do ser social, realiza uma investigação ontológica acerca da gênese do ser social. Para tanto, este pensador inaugura uma nova ontologia, fundada no materialismo histórico-dialético como propunha Marx, destacando a relevância da categoria do trabalho para o desenvolvimento do ser social. Desse modo, é partir de tal conceito que o homem, enquanto tal, encontra-se fundado, isto é, o trabalho é o seu fundamento ontológico, pois é a partir dele que surgem todas as outras determinações vinculadas ao processo de humanização do homem, pois viabilizam o salto ontológico, característico do ser social. Entretanto, a análise desta categoria não deve se dá de modo isolado, mas sim inserido na totalidade social. Nesse sentido, a categoria da reprodução se apresenta de maneira fundamental para a efetivação do processo do trabalho, pois é por meio dela – reprodução – que tudo aquilo que é produzido a partir do processo de transformação da natureza realizado pelo homem, tais como conhecimentos e habilidades, serão repassadas para os demais indivíduos, visando a orientação de sua conduta. Desse modo, a reprodução se encontra inserida no âmbito dos pores teleológicos secundários, responsáveis pela transformação da consciência de outros homens para a realização de determinados fins. Partindo de tais pressupostos, podemos sustentar que a categoria da reprodução é tão essencial quanto a categoria do trabalho para a constituição da generidade humana. Para tal compreensão temos como orientação metodológica uma pesquisa de âmbito teórico, analisando a obra Para uma ontologia do ser social no que se refere a abordagem da categoria de trabalho e destacando o papel da reprodução na constituição do ser social. Esta pesquisa é decorrente do projeto de mestrado em Filosofia com bolsa financiada pela FUNCAP. A ela os nossos agradecimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.